O Jockey Club de São Paulo completa 150 anos em 2025 e ganha uma homenagem especial: uma exposição organizada pela AVA Galleria, com curadoria de Edson Cardoso. O evento também celebra os 130 anos de amizade entre Brasil e Japão, unindo história, arte e cultura.
A mostra reúne obras de renomados artistas brasileiros e descendentes de japoneses, como Adriana D’Ferraz, Alice Yokote, Elza Suzuki, Junko Tsuchiya e Victor Honda, entre outros. A proposta é valorizar o patrimônio cultural que o Jockey representa para São Paulo e para o país, além de relembrar a chegada dos primeiros imigrantes japoneses em 1908 — marco da maior comunidade japonesa fora do Japão.
Fundado em 1875, o Jockey faz parte da memória paulistana. Sua primeira corrida oficial aconteceu no Hipódromo da Mooca, em 1876, quando o cavalo Macaco surpreendeu e venceu Republicano. Agora, mais de um século depois, a arte ganha as pistas para traduzir em cores e estilos a mesma essência de persistência e liberdade.
A exposição abre no dia 5 de setembro, às 17h, e segue até 28 de setembro, sempre de sexta a domingo, das 14h às 19h, no próprio Jockey Club. E no dia 6 de setembro, acontece a tradicional Copa Japão de Turfe, reforçando a união entre as duas culturas.