A artista Marilou Winograd inaugura no dia 7 de outubro sua nova exposição individual, “O olho se abriu _ rasgo vira sonho”, na Galeria Candido Mendes, em Ipanema. Com curadoria de Denise Araripe, a mostra apresenta uma série de trabalhos que exploram o corpo, o olhar e o tempo, transformando a experiência do espectador em um mergulho poético e sensorial.
Entre as obras, destacam-se a série Metamorphosis, composta por oito fotocolagens impressas em caixas acrílicas com espelhos, e duas grandes peças chamadas ObjetoCorpo, que combinam tecido de algodão cru e múltiplas camadas de tinta látex. Também fazem parte da exposição a Trilogia das impossibilidades possíveis, com caixas acrílicas, sedas impressas e agulhas de carpinteiro.
Marilou descreve sua proposta como a captura do “rasgo” — uma brecha entre ideia e sonho — em cor, textura e reflexo, convidando o público a transformar memórias, alegrias e desejos em sonhos.
Formada em artes pelo CEAC, IBA e EAV-Parque Lage, Marilou Winograd participa de exposições desde 1971 e é curadora de projetos importantes como Zona Oculta e Acesso Arte Contemporânea. Ela também publicou o livro O Silêncio do Branco, inspirado em sua viagem à Antártica, e suas obras estão em coleções nacionais e internacionais.