Documentos obtidos pela BBC revelam que o cantor Sting fez um pagamento de mais de 595 mil libras, o equivalente a cerca de 4 milhões e 300 mil reais, aos ex-companheiros de banda Andy Summers e Stewart Copeland, do The Police.
O repasse aconteceu depois que Sting admitiu ter pago menos direitos autorais do que o devido ao longo dos anos. A ação judicial foi movida no ano passado, quando Summers e Copeland alegaram ter direito a valores que poderiam chegar a 7 milhões de libras, por sucessos como “Roxanne” e “Every Breath You Take”.
Mesmo sem créditos oficiais de composição na maioria das músicas, os músicos afirmam que existia um acordo verbal, depois formalizado, para dividir parte dos rendimentos — a chamada taxa de arranjo, estimada em cerca de 15% dos ganhos de publicação.
Os advogados sustentam que Sting teria retido parte desses valores, além de não reconhecer o direito dos ex-colegas a receitas de streaming e downloads.
Apesar do pagamento já realizado, a disputa continua no Tribunal Superior de Londres, e o valor total pode ultrapassar 10 milhões de libras, dependendo do desfecho do processo.