@itspetergabriel anunciou oficialmente a continuação do aclamado álbum “i/o”, lançado em 2023.
O novo trabalho se chama “o\i” e mantém o estilo criativo e pouco convencional que marca a carreira do artista. A proposta é ousada: ao longo de 2026, Peter Gabriel vai lançar uma música a cada lua cheia, revelando o álbum aos poucos até o fim do ano.
A jornada começou neste sábado, dia 3 de janeiro, com a primeira lua cheia do ano e o lançamento da faixa “Been Undone”, que abre o novo projeto. Assim como aconteceu em “i/o”, cada música do álbum “o\i” terá duas versões diferentes. O chamado “Lado Sombrio” será lançado nas luas cheias, enquanto o “Lado Brilhante” chega ao público durante a lua nova de cada mês.
Além da música, Peter Gabriel segue apostando na união entre som e artes visuais. Cada faixa do projeto será acompanhada por uma obra de arte exclusiva. A música “Been Undone”, por exemplo, vem acompanhada da obra “Ciclotrama 156 (Palindrome)”, da artista brasileira Janaina Mello Landini, uma composição visual criada a partir de um nó central, com efeito espelhado.
Em comunicado oficial, Peter Gabriel comentou sua conexão com o trabalho da artista, dizendo que as formas lembram fractais, troncos de árvores e até o cérebro humano, com vários pontos de entrada e interpretação.