O músico e produtor Dave Ball, integrante da dupla Soft Cell, morreu nesta quarta-feira, aos 66 anos, de causas naturais. Ele ficou mundialmente conhecido por seu trabalho ao lado do vocalista Marc Almond, especialmente pelo sucesso “Tainted Love”, um dos maiores hits da new wave dos anos 1980.
Marc Almond prestou uma homenagem emocionada, dizendo que Dave será sempre lembrado pelos fãs e que sua música continuará viva em todo o mundo. “Obrigado, Dave, por ser uma parte imensa da minha vida e pela música que me deu”, declarou o cantor.
Após o fim do Soft Cell, em meados dos anos 1980, Ball formou o duo eletrônico The Grid, ao lado de Richard Norris, e emplacou o sucesso global “Swamp Thing” em 1994.
O Soft Cell nasceu em 1977, quando Dave e Marc se conheceram na Leeds Polytechnic, na Inglaterra. A parceria logo chamou atenção pelo estilo ousado e experimental, e em 1981, o grupo alcançou fama internacional com o álbum Non-Stop Erotic Cabaret, que marcou uma geração com seu som inovador de sintetizadores e batidas dançantes.
Dave Ball deixa um legado importante para a música eletrônica e para toda uma era do synth-pop dos anos 80.