A Garota FM Books lança “It’s a Long Way – O Exílio em Caetano Veloso”, da historiadora Márcia Fráguas. O livro investiga o impacto do exílio de Caetano Veloso e Gilberto Gil no Tropicalismo e na cultura brasileira, resultado do endurecimento da ditadura militar pelo AI-5, em 1968. Em meio à repressão, os músicos foram presos, ficaram em confinamento domiciliar e, depois, exilados em Londres.
Com 224 páginas, a obra analisa as canções de Caetano gravadas no período, entre os álbuns “Caetano Veloso” de 1969 e 1971, e “Transa” de 1972, refletindo a “poética do exílio”
Editado pela Garota FM Books e com pré-venda aberta a partir de 04 de novembro, o livro tem lançamento no Rio de Janeiro previsto para 13 de dezembro – mesmo dia, há 56 anos, do AI-5 – e em São Paulo para o dia 19. Dias antes, a autora fará um pré-lançamento em Salvador, Bahia. It’s a Long Way – O Exílio em Caetano Veloso é uma adaptação da dissertação apresentada em 2021 pela historiadora Márcia Fráguas ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Literatura Brasileira.