Na última sexta-feira, dia 3 de maio, o renomado cantor, compositor e ícone do rock nacional, Erasmo Carlos, foi homenageado com o lançamento de um novo álbum pela Som Livre. Intitulado "Erasmo Esteves", o projeto apresenta composições inéditas do artista interpretadas por uma seleção de talentosos músicos brasileiros, incluindo nomes como Tim Bernardes, Xênia França, Rubel e Emicida, que se unem na faixa "Tijuca Maluca", entre outros.
O álbum, produzido por Pupillo e Marcus Preto, tem como propósito celebrar o legado musical de Erasmo, conectando as décadas de 1960 e 2020, e além, unindo diversas gerações de ouvintes. Este trabalho representa uma evolução além da influência da Jovem Guarda, movimento cultural marcante dos anos 60, liderado pelo próprio Erasmo.
A concepção do projeto teve início em 2022, após o reconhecimento do álbum "O Futuro Pertence à... Jovem Guarda" no Grammy Latino, uma colaboração entre Erasmo Carlos, Marcus Preto e Léo Esteves. Marcus Preto relembra emocionado as palavras de Erasmo ao receber o prêmio: "Bicho, ganhamos! Nosso disco ganhou o Grammy! Eu tô chorando, mas é de alegria." Este evento marcou o início das conversas sobre o próximo projeto, conforme planejado entre eles.
Após intensas trocas e diálogos, o álbum "Erasmo Esteves" finalmente ganhou vida em abril de 2024, com a participação fundamental de Léo Esteves e Marcus Preto. Este lançamento também reforça a duradoura parceria entre Erasmo e a Som Livre, iniciada em 1964, quando o artista começou sua carreira.
Marcus Preto compartilha sua satisfação com a repercussão do projeto: "Estamos muito felizes de ver a proporção que a nossa ideia tomou. Ideia essa que teve início com nosso querido Tremendão, ainda em vida, e que sempre teve o intuito de fazer um álbum dedicado não mais à Jovem Guarda, mas sim ao futuro dela.