Após uma espera de 52 anos, Paul McCartney finalmente recuperou seu lendário baixo Höfner, um instrumento de valor histórico inestimável.
O baixo, que foi furtado do músico em 1972, foi devolvido na semana passada, marcando o fim de uma longa busca. O instrumento, reconhecido como "o baixo mais importante da história da música" devido ao seu papel vital em inúmeros sucessos dos Beatles, foi autenticado pela própria Höfner, fabricante do instrumento.
Essa recuperação foi possível graças ao projeto "Lost Bass", iniciado no ano passado, que teve como líderes Nick Wass da Höfner e os jornalistas e produtores de TV Scott e Naomi Jones. Após uma investigação minuciosa, o baixo histórico foi localizado no sótão da casa de um estudante inglês, que o herdou de um parente.
O baixo Höfner, adquirido por McCartney por cerca de 30 dólares durante a passagem dos Beatles por Hamburgo, na Alemanha, em 1961, foi considerado perdido desde janeiro de 1969, quando se acreditava que tinha desaparecido durante as sessões de gravação do álbum "Get Back/Let It Be", em Londres.
No entanto, as investigações revelaram que o instrumento foi furtado três anos depois, de dentro de uma van de Paul, em Londres. Agora, após mais de cinco décadas, o baixo Höfner está de volta às mãos de seu lendário proprietário, encerrando um capítulo emocionante e repleto de história na jornada da música.