João Lee, filho da renomada cantora Rita Lee, surpreendeu a todos ao recriar a voz de sua mãe por meio da Inteligência Artificial (IA). Ele conseguiu isolar a voz de Rita a partir de 50 músicas cantadas pela artista e seu marido, Roberto de Carvalho, e inseriu os trechos em um programa de IA.
Após quase um dia inteiro de processamento, João conseguiu criar um modelo de voz da mãe em IA. Embora ainda precise de alguns ajustes, o resultado é impressionante. Em uma publicação nas redes sociais, João compartilhou sua experiência e destacou os avanços da tecnologia no campo do áudio e da música.
No entanto, ele afirmou posteriormente que jamais usaria a voz gerada pela IA para lançar uma música com sua mãe cantando falsamente. "Isso nunca vai acontecer, gente. Nem nunca o AI será público. Mas a tecnologia impressiona", esclareceu João.
Essa iniciativa de João Lee despertou memórias entre os fãs da cantora Elis Regina, que passaram por algo semelhante quando sua voz foi usada através da IA em um comercial da Volkswagen, gerando controvérsias.
Alguns fãs expressaram sua preocupação em relação a recriações de vozes de artistas falecidos, destacando a importância de respeitar a vibração artística que eles emanavam em vida.