Em uma recente entrevista ao programa "Today" da BBC Radio 4, Paul McCartney revelou que a inteligência artificial (IA) o ajudou a criar uma "música final dos Beatles", que será lançada este ano.
O lendário cantor explicou que a tecnologia de IA permitiu que ele separasse os vocais de John Lennon de uma gravação antiga, possibilitando a conclusão da música.
Paul descreveu o processo como assustador, porém emocionante, destacando que a IA representa o futuro da música. Ele não revelou explicitamente qual música foi finalizada, mas afirmou que os fãs dos Beatles terão um presente magnífico em breve.
Segundo a BBC, a música em questão é "Now And Then", presente dado a McCartney por Yoko Ono, viúva de Lennon, em 1994. A gravação estava em uma fita feita por Lennon pouco antes de sua morte em 1980.
Na época, os membros remanescentes da banda consideraram lançar essa música na série Anthology, em 1995, mas ela foi descartada devido a problemas técnicos na captura do áudio. Naquele momento, os Beatles lançaram "Free As A Bird" e "Real Love", consideradas o primeiro "material novo" da banda em 25 anos. Portanto, a música concluída por Paul com a ajuda da IA será o primeiro "lançamento" dos Beatles em 28 anos.