Hoje, 05/06 celebramos o aniversário de Erasmo Carlos, que completaria 82 anos se não tivesse nos deixado há seis meses. O lendário roqueiro brasileiro é homenageado com o lançamento póstumo de seu primeiro álbum ao vivo dos anos 70, intitulado 'Erasmo Carlos ao vivo - Anos 70'.
Esse álbum é fruto do descobrimento de gravações inéditas, ouvidas e aprovadas pelo próprio Erasmo em 2017. O Tremendão supervisionou o lançamento desses registros ao lado de seu filho e empresário, Léo Esteves. O álbum traz 25 músicas de três shows realizados pelo cantor em 1975, 1977 e 1979, com bandas e repertórios diferentes.
As primeiras nove faixas foram extraídas de um show realizado por Erasmo em São Paulo, em 1975, com a Cia. Paulista de Rock. Apesar dos limites técnicos da época, a qualidade sonora está potente.
No segundo show registrado, realizado em 1977 no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Erasmo se apresentou com a banda A Bolha. O álbum traz seis músicas desse show, que também é marcado pelo rock. Entre os sucessos da Jovem Guarda, estão duas parcerias de Erasmo com Roberto Carlos, 'Análise descontraída' e 'Filho único', apresentadas no álbum 'Banda dos Contentes' de 1976.
O terceiro show captado aconteceu em 1979, na boate Biblos, também no Rio de Janeiro. É o show menos roqueiro dos três, devido ao ambiente mais intimista da boate. Nesse show, Erasmo incluiu baladas de sua parceria com Roberto Carlos, como 'Sentado à beira do caminho' e 'Café da manhã', esta última surpreendendo o público por ser uma canção essencialmente de Roberto.